Penteados para formatura

Os penteados para formatura são uma parte importante no conjunto do look para esta ocasião super especial. Seja uma formatura da infância, na adolescência ou na juventude ou maior idade. Ao se formar, completamos um ciclo cumprido em nossas vidas, e nada mais justo do que comemorar isso, e porque não em grande estilo?

penteados para formatura

penteados para formatura

Existem inúmeros tipos de penteados que podem ser feitos para ocasiões como esta, para todos os tipos de cabelos e gostos. O fato é que nem sempre temos inspirações e ideias para um penteado bonito e marcante. Outra questão é que pode ser que você esteja sem dinheiro para ir à um salão arrumar os cabelos.

Por isso, saber fazer penteados para formatura, é uma forma de economizar dinheiro também! Se você está prestes à se formar, procurando ideias e formas de fazer um penteado, continue a leitura. Pois este artigo está recheado de dicas muito legais, que eu tenho certeza que você não vai querer perder!

penteados para formatura cabelo solto

penteados para formatura cabelo solto

Penteados para formatura com cabelo solto

Os penteados para formatura com cabelos soltos que ficam muito bonitos, eles podem ser usados por pessoas com qualquer cumprimento de cabelo, e são ideais para quem pensa num penteado mais simples e quer ficar mais à vontade.

Os acessórios podem ser uma boa pedida para quem quer utilizar os cumprimentos do cabelo soltos, sejam eles médios, longos ou mesmo para as mulheres que tem os cabelos tipo Joãozinho.

Há diversos acessórios que podem ser incrementados para embelezar o penteado. Como por exemplo, as tiaras, as presilhas com pedrarias ou alguns tipos de apliques de enfeite para cabelos.

O ideal para quem quer deixar os cabelos naturais, é manter os cuidados do cabelo com uma boa hidratação, lava-lo e secá-lo com o secador para que fique cheiroso, solto e sedoso no dia da formatura.

penteados para formatura semi presos

penteados para formatura semi presos

Penteados para formatura com o cabelo semi preso

Penteados com os cabelos semi preso podem ser preparados em cabelos curtos, medianos ou longos. Também é uma opção para quem quer valorizar os cumprimentos, mas quer mostrar uma ideia mais elaborada através do penteado.

Semi preso torcido

Neste penteado, você irá separar duas mechas generosas de cabelo, na parte da lateral do rosto. Em seguida, irá juntar as duas mechas na parte de trás da cabeça e prende-las com um pequeno elástico. Para dar o detalhe final do penteado, é preciso ir      ‘torcendo’ os cabelos presos.

Basta pegar a parte dos cabelos que está presa e ir ‘girando’, passando por dentro dos cabelos, como se fosse um movimento de torção mesmo. Com isso, todo o redor dos cabelos presos na lateral da cabeça, ficará com o efeito torcido muito bonito.

Semi preso com trança na franja

As tranças são um estilo muito charmoso para qualquer penteado, para executar este penteado semi preso, você precisa separar a parte da sua franja. Pegue a parte central do topo de seu cabelo, desde a parte da frente, desenvolva uma trança embutida.

Você deve fazer essa trança, apenas na parte central do topo da cabeça, ao finaliza-la, prenda com um elástico bem pequeno. Se preferir, você pode acrescentar algum acessório ao final da trança, como um lacinho, por exemplo.

A única dificuldade desse penteado é a trança, mas ainda assim, a trança embutida é bem fácil de ser feita e não há dúvidas de que com esse penteado, não terá quem não elogie!

penteados para formatura atuais

penteados para formatura atuais

Semi preso na lateral

Você quer um penteado muito charmoso com os cabelos semi presos, que te deixe com um toque todo elegante? Se o seu vestido é daqueles modelos que deixam os ombros à mostra, o penteado ficará ainda mais destacado.

Para fazê-lo, você irá separar todo o cabelo da seguinte forma: 1/3 para uma lateral e 2/3 para a outra lateral. Você irá precisar de uma pomada modelador para te ajudar, passe-a pela lateral menor, e penteie ajeitando os cabelos pela lateral e direção a parte de trás da cabeça.

Utilize alguns grampos para prender esses 1/3 de cabelo na parte de trás da cabeça. A outra lateral, com 2/3 de cabelo, simplesmente ficará solta. Por isso, se os seus cabelos forem lisos, você pode dar um pouco mais de volume ao penteado, fazendo alguns cachos.

 

Penteados para formatura com o cabelo preso

Existe o mito de que os penteados com os cabelos presos são difíceis de serem feitos. É claro que existem penteados presos que são bem elaborados e apenas um cabeleireiro profissional consegue executar. Mas saiba que é possível também que você mesma desenvolva um penteado preso, de forma muito elegante.

Coques

Os coques são um bom exemplo, de que não é preciso ter muitas habilidades para se fazer um penteado sofisticado. Eles são fáceis de serem executados, garante charme ao look, e possuem diversos tipos diferentes que podem ser feitos.

Desde os mais clássicos, até os mais despojados, aposte naquele que diz respeito ao seu estilo e arrase com esse penteado em sua formatura.

penteados para formatura coque

penteados para formatura coque

Dentre tantas as opções disponíveis, podemos citar alguns deles como exemplo:

  • Coque rosquinha: Faz o formato certinho de uma rosquinha, é também conhecido como ‘coque donut’, pode ser feito com um acessório especializado para coques neste estilo;
  • Coque banana: É um dos modelos de coque que tem o estilo mais formal, é feito torcendo os cabelos como um espiral. Ele recebe este nome, pois ao final, o cabelo fica preso parecendo uma banana;
  • Coque bagunçado: Quem gosta do estilo coque, mas quer um toque despojado, pode apostar no coque bagunçado, ele é feito sem muitas regras, com o objetivo de deixar alguns fiozinhos soltos e fora do lugar mesmo. Apesar do ‘bagunçado’ ele pode tranquilamente ser um penteado para formatura;
  • Coque baixo: Coques baixos, são semelhantes aos coques banana, pois garantem o estilo sofisticado e também muito romântico para o look. Ele é feito bem rente à nuca, e não precisa ser aquele coque convencional não, ele pode ser feito com estilos de coques que são mais elaborados;
  • Coque pun: Fazer este coque é também extremamente fácil, basta prender os cabelos num rabo de cavalo e dividi-los ao meio. Então, ajeite-os como se fosse dar um nó nas duas partes e prenda com um elástico, prendendo ainda o resto das pontas que ficaram soltas, com o auxílio de um grampo.
    penteados para formatura cabelo preso

    penteados para formatura cabelo preso

Rabo de cavalo

Além dos coques, os penteados com rabo de cavalo podem muito bem serem utilizados para uma ocasião mais elegante como é a formatura. Basta que você utilize sua criatividade para recriar este penteado.

Você pode incrementar acessórios, fazer um topete ou moicano, adicionar uma trança nos cabelos ao preparar o rabo de cavalo. Todas essas são formas de garantir ainda mais graciosidade ao penteado.

Mesmo que o rabo de cavalo seja aquele clássico que usamos no dia a dia, com apenas alguns toques diferentes, você recria um penteado todo diferente, que fará jus a ocasião.

Tranças

Imagine só a quantidade de penteados para formatura que você pode utilizar com as tranças? Assim como os coques, existem muitas opções diferentes de tranças que podem ser feitas nos cabelos.

ideias de penteados para formatura

ideias de penteados para formatura

Dentre as mais populares, estão a trança embutida e a trança escama de peixe. Mas se você está pensando ‘ah, mas essas tranças são para o dia a dia’, lembre-se que você pode incrementa-las nos penteados.

Isso quer dizer que você pode fazer um coque com trança ou um rabo de cavalo com detalhe de trança, por exemplo. Ou ainda, fazer várias tranças e prender umas nas outras para deixar o penteado ainda mais bonito.

penteados para formatura cabelos afros

penteados para formatura cabelos afros

Penteados para formatura para quem tem cabelo afro

Mulheres que possuem os cabelos afro, podem fazer muitos penteados para formatura, não é preciso alisar os cabelos para desenvolver um penteado bonito e elegante, vamos lhe dar algumas inspirações.

Um penteado bem clássico, é prender os cabelos em uma das laterais e deixar o restante solto com volume. Assim, você pode abusar dos acessórios fazendo esse penteado ficar no seu estilo.

Outro tipo de penteado que fica muito elegante em mulheres com os cabelos afro, são os coques rosquinhas, feito bem no topo da cabeça, acrescente ainda um maxi brinco para chamar ainda mais atenção para o penteado.

Nossa terceira ideia, seria utilizar as trancinhas pequenas de diferentes formas para executar o penteado, como por exemplo o preso na lateral com trança ou o coque com trança.

Penteados para formatura para quem tem cabelo liso

Para as mulheres que apresentam as madeixas lisas, há inúmeros penteados que podem ser executados, inclusive os que citamos acima. Dependendo do cumprimento de cabelo, você tem a oportunidade de escolher entre penteados preso, semi preso ou solto.

penteados para formatura com trança

penteados para formatura com trança

Trança cascata

As tranças cascatas, são feitas na lateral do cabelo, ela consiste em trançar os cabelos desde a parte da frente, numa espécie de trança embutida. No decorrer do penteado, as mechas já utilizadas devem ser soltas, e novas mechas devem ser inseridas no decorrer do trançado.

Isso irá formar ao final, o efeito ‘cascata’ que dá nome a esta trança. Para quem está em busca de um penteado com estilo mais romântico e fofo, esta pode ser uma ótima opção.

imagens de penteados para formatura

imagens de penteados para formatura

Tiara de trança

Ainda nessa vibe das tranças, uma outra ideia mais fácil de ser feita, é a tiara de trança. Para fazê-la, é necessário que seu cabelo tenha um certo cumprimento, já que a tiara de trança precisa passar por cima da cabeça.

Pegue uma mecha da parte de baixo do seu cabelo, uma mecha detrás da orelha, a quantidade de cabelo que você separar para a mecha é o que fará a tiara mais grossa ou mais fina.

Faça com essa mecha uma trança normal, aquela clássica que todos nós conhecemos, e então prenda com um elástico. Você deve fazer isso nos dois lados da cabeça.

Após as tranças estarem finalizadas, passe-as por cima da cabeça, em direção ao início da trança oposta e prenda-as com um grampo. Com isso você já terá um penteado muito fácil e bonito para sua formatura.

penteados para formatura baile

penteados para formatura baile

Moicano

O moicano fixa muito chique nas mulheres com cabelos longos e lisos principalmente. O penteado, tem por objetivo dar volume a parte de cima da cabeça e deixar as laterais bem presas, como se estivesse esticada.

O cumprimento dos cabelos deve ficar soltos, o detalhe do penteado é justamente o moicano, que você pode fazer com o auxílio de alguns acessórios existentes no mercado, que servem justamente para a execução desse penteado.

Inclusive, muitas famosas já foram fotografadas em eventos de gala utilizando os penteados moicano.

penteados de formatura para cabelos cacheados

penteados de formatura para cabelos cacheados

Penteados para formatura para quem tem cabelos cacheados

Se o seu cabelo é cacheado, você já possui um penteado naturalmente lindo. Os cachos já são sinônimos de delicadeza e romantismo. Atualmente, a onda dos cabelos alisados, já está para trás e muitas mulheres tem buscado opções de penteados com cachos.

Então, se o seu cabelo já possui cachos, aproveite-os! Você pode claramente utiliza-los soltos com algum acessório, ou ainda pode ousar e criar alguns penteados diferentes para o dia da formatura.

Franja trançada

Não é preciso ter exatamente uma franja, para fazer esse penteado, você deve separar uma parte da frente de seus cabelos e executar uma trança de lado em todo o comprimento da franja.

Esse penteado tem o objetivo de deixar seu cabelo preso na frente, apenas para não incomodar ou ficar caindo nos olhos. A trança ficará com um efeito de cascata muito bonito.

Topete romântico semi preso

Para executar esse penteado, deixe uma parte da sua franja separada, e execute o topete, dando volume à parte de cima dos cabelos. Então você irá pegar duas mechas das laterais do cabelo e prender na parte de trás uma na outra, colocando alguma presilha com detalhes na junção das duas mechar para incrementar o penteado.

Com a franja que estava separada, você pode alisar, ou fazer uma escova e prende-la por trás da orelha.

fotos de penteados para formatura cabelos longos

fotos de penteados para formatura cabelos longos

Passo a passo de penteado para formatura

Esse penteado que vamos ensinar, pode ser feito por pessoas que tenham cabelo na altura dos ombros, ou cabelos médios e longos. Pelo fato de que esse penteado é preso com um rabo de cavalo, então necessita de um certo cumprimento. Mas vamos parar de conversa e ir direto ao passo a passo.

PASSO 1: Este penteado deve começar com os cabelos já secos e lavados, penteie-os para desembaraçar;

PASSO 2: Separe o cabelo da orelha para frente, ou seja, metade dos cabelos estarão separados para frente da cabeça, e a outra metade para trás;

PASSO 3: Faça um rabo de cavalo com os cabelos que estavam para trás, numa altura média;

PASSO 4: Em seguida, você irá dividir os cabelos que estão para frente em três partes;

PASSO 5: A parte central, você irá ‘desfiar’ com o auxílio de um pente ou escova, para dar volume ao topo do cabelo e após feito isso, prenda essa parte de cabelos junto ao rabo de cavalo;

PASSO 6: Com as metades que sobraram, uma de cada vez, você fará o seguinte: Inicie com o lado direito, por exemplo, ajeite os cabelos com a ajuda de um pente, como se você fosse prender os cabelos para trás. E passe essa parte direita, por cima do rabo de cavalo, e então prenda com alguns grampos;

PASSO 7: Após feito isso, repita o mesmo com o lado esquerdo, dos cabelos que estão separados na parte da frente. Ou seja, penteie-os para a lateral, até chegar a parte de trás da cabeça, e passe essa mecha por cima do rabo de cavalo para o lado direito do rabo de cavalo, prendendo-o com alguns grampos.

Passo 8: Feito isso, você já terá seu penteado super fácil de ser feito, mas com um toque todo charmoso, aplique um fixador para cabelos, para que esse penteado dure por bastante tempo.

Você pode ainda, antes de iniciar o preparo do penteado, fazer alguns cachos com o babyliss e passar a escova por cima, para dar mais volume ao rabo de cavalo, isso o deixará bem mais bonito.

Não se esqueça também de prender o cabelo com um grampo no tom parecido com o seu cabelo, para que ele ‘suma’ no meio do penteado, deixando-o mais natural.

penteados para formatura passo a passo

penteados para formatura passo a passo

Penteado para formatura: Ir ao cabeleireiro ou fazer o penteado em casa?

Uma questão que muitas pessoas se perguntam, é se vão à um cabeleireiro ou executam o penteado em casa mesmo. A verdade é que esta é uma escolha bem pessoal.

Imagine que a formatura é um momento importante, e você quer estar bonita e bem arrumada para a ocasião. Alguns critérios podem te ajudar a definir se você vai a um salão de beleza fazer os cabelos ou não.

Por exemplo, se você confia no cabeleireiro e sabe que ele irá fazer um penteado que irá te agradar, se o estilo de trabalho dele condiz com o seu e ainda se o seu bolso está preparado para desembolsar um dinheiro extra para esse luxo, então não tem porque não você se privar de ir à um profissional para fazer o seu penteado.

Entretanto, se você nem conhece o trabalho do cabeleireiro que pretende ir, se o dinheiro está contado, ou você gostaria de economizar, talvez compense mais você deixar para fazer seu penteado em casa mesmo e investir o dinheiro em outra coisa que é mais importante para você.

fotos de penteados para formatura

fotos de penteados para formatura

Quanto custa um penteado para formatura?

Está aqui outra questão muito variável, o custo do penteado para formatura vai depender de algumas coisas. Por exemplo, se você mesma for executar em casa, só irá gastar se precisar comprar algum acessório ou spray fixador para cabelos, por exemplo.

Mas se você optar por ir à um salão de beleza, o custo irá depender de como o cabeleireiro cobra a mão de obra dele. Por exemplo, há profissionais que cobram pelo tempo que demoram para executar o penteado, outros cobram mediante a dificuldade do penteado, enquanto alguns irão estipular um valor dependendo do seu tipo de cabelo.

Também dependerá da popularidade e experiência do profissional, existem cabeleireiros que são mais conhecidos, consequentemente sua mão de obra será mais valorizada.

E isso também dependerá da região em que você mora, de cidade para cidade e de estado para estado pode haver grande variação de valores.

Por esse motivo essa questão não pode ser respondida, o ideal é que você pesquise em sua cidade e avalie se o valor está compatível com o que você espera gastar.

penteados para formatura 2018

penteados para formatura 2018

Dica para quem irá fazer o penteado para formatura em si mesma

Se você mesma que irá fazer o seu penteado para formatura, a dica que damos, é que você já comece escolhendo o penteado que você pretende utilizar. Treine o penteado por alguns dias, antes da data da formatura.

Isso irá contribuir para que você pegue prática e desenvolva seus próprios macetes para que no dia da formatura, você o prepare da maneira perfeita como sempre sonhou.

penteados para formatura passo a passo

penteados para formatura passo a passo

É importante você treinar, porque assim poderá ver com antecedência, se o penteado é muito difícil para você, se irá ficar bem com o seu look, se você realmente gostou do penteado ou se quer mudar de ideia.

Imagina só você sem nenhuma habilidade, e toda nervosa para a formatura, tentar aprender a fazer um penteado justamente naquele dia? Pode ser que você não consiga se concentrar e fique mais nervosa.

Treinar o penteado com antecedência, com certeza te dará mais segurança e te deixará mais tranquila para cuidar dos cabelos e modela-lo no dia da formatura.

penteados para formatura

penteados para formatura

Conclusão

Agora você já sabe que é possível você mesma preparar o seu penteado de forma simples e fácil para o tão sonhado dia da formatura. Lembre-se que este dia é todo seu, então independente do penteado, você precisa estar bem consigo mesma e curtir bastante esta etapa que está se cumprindo em sua vida.

Gostou das ideias e das dicas que apresentamos neste artigo? Então compartilhe com suas amigas que também irão se formar junto com você. Quem sabe até vocês se reúnam para uma fazer o penteado na outra?

Não se esqueça de deixar o seu feedback nos comentários deste artigo em? Sua opinião é muito importante para nós!

Penteados para formatura
5 (100%) 1 voto

¡Comparte ahora en redes sociales!
Publicado por el .